O projeto de extensão “Diálogos em Comunicação”, coordenado pela Assessoria de Comunicação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realiza aos sábados, dias 19 e 26 de novembro e 03 e 10 de dezembro, discussões sobre a representação que a mídia local produz sobre os negros, mulheres, índios e a fronteira.
As inscrições estão abertas a qualquer interessado, são gratuitas e feitas pelo e-mail dialogosemcomunicacao@gmail.com . A carga horária do certificado pode chegar a 36 horas e será de acordo com a participação nas atividades (normas na ficha de inscrição que será enviada para o e-mail do interessado).
Um dos objetivos é oportunizar espaço de diálogo sobre essa temática com a sociedade de maneira geral e especialmente entre os movimentos sociais, estudantes, profissionais, pesquisadores e empresas de comunicação de Dourados.
Os encontros serão em locais relacionados com as discussões, começando neste sábado (19), às 14h, com a conversa sobre representação do negro na mídia de Mato Grosso do Sul, na casa de Francisco José Paulino, conhecido como Seu Paulino. Ele é vencedor de várias corridas de rua como atleta mais idoso e por ser filho de escravos, tem muito a contar sobre sua trajetória de vida e também sobre religião, um dos maiores preconceitos que os descendentes de africanos enfrentam, já que tem a Tenda Ogun Guerreiro – Preto Velho.
A discussão ganha destaque nessa data, porque antecede ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, quando as reflexões sobre o negro na sociedade ganham os holofotes da imprensa. O dia lembra a morte de Zumbi dos Palmares, simbolizando as lutas e resistências que fizeram a história do Brasil.
Foram convidados para o “Diálogos” deste sábado (19) os representantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFGD e do grupo de pesquisa “Identificação de terras quilombolas em Mato Grosso do Sul”.
O projeto é realizado com recursos para divulgação oriundos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, por meio da aprovação no edital de ações de extensão, e conta com vários apoiadores como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (UFGD) e a Marcha Mundial das Mulheres de Dourados.
Mais informações
Fone - 3410-2721 (Karine Segatto)
Fone - 3410-2721 (Karine Segatto)
E-mail – dialogosemcomunicacao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário